sexta-feira, 7 de março de 2008

E quem perdeu foi relaxado!

Chego num terminal de ônibus e, sem querer querendo, ouço mãe, filha e desconhecida comentando entre si o que havia ocorrido, minutos antes, o que me dá uma saudade imensa das histórias da Zica:


Menina dos Pães: - Creeedo! Que tipo! Vocês viram! Eu corri lá, porque eu vi a mulher que perdeu, aí peguei porque eu vi que a outra ia levando embora, e a mulher com o bebê tinha deixado cair e não viu... aí eu alcancei a outra e falei "moça, isso caiu daquela moça com o bebê de colo...! Pode deixar que eu entrego, moça!" Creeedo! Vocês viram, ela ia levando embora, mesmo!
Mãe da menina: - É, e se a gente não visse...
Desconhecida: - Viiiii... Vi, sim! E ela ia levando mesmo!!! Credo!
Menina: - Creeeedo gente, ela ainda olhou pra mim e disse:"TÓ! PODE LEVAR!" E disse pra mim, toda estúpida, sabe? Eu gravei bem o rosto da mulher! Claro que se eu encontrar de novo eu vou entregar pra ela!
Desconhecida: - É, a gente andando com criança, perde mesmo essas coisas!
Menina: - Ai, sabe.. eu não consigo mesmo! Hora que eu vier aqui de novo, e se eu encontrá-la eu vou devolver! Imagina, só ! Uma fralda de bebê, tooooda bordada, tooooda bonita, dá até uma dó imaginar! Eu não consigo mesmo levar embora pra mim, sabe?
Desconhecida: - É... Verdade!
Mãe: - É! E aposto que se não tivesse pego, a mulher ali leva embora... e fralda nunca mais!!!
Menina: - Igual aquela vez, lembra mãe, do Chico? O Chico, sabe? Ele tava lá, trabalhando, láááá nas Cataratas... lembra?
Mãe: - Leeeembro!!! Ô se lembro!
Menina: - Aí meu irmão, sabe... tava lá nas Cataratas, sabe? Daí ele viu que um turista deixou a carteira cair... E daí ele viu bem quem era o turista, gravou bem a cara dele, e viu que o turista esqueceu mesmo a carteira...Nossa ! Já imaginou? MIL DÓ-LA-RES, menina! Imagina! Daí ele catou aquela carteira e foi atrás do turista...
Desconhecida: - Nossa! Tá certo!
Mãe: - É, cê acredita?! E foi mesmo!
Menina: - Ah, mas daí ele chegou e falou pro turista: "Ó, Senhor! Essa carteira é sua, né?! " e devolveu a carteira pro homem, com todos os documentos... Ah, mas os MIL DÓLARES ele não perdoou , não!
Desconhecida: - ....!
Menina: - Ah, dinheiro é dinheiro , né?
Mãe: - Ah, é verdade... tá certo! É dinheiro! ficou tudo os documentos, ué!
Desconhecida: - Ah, achado não é roubado, né?!


E você, já plantou a sementinha da honestidade hoje?

Nenhum comentário: